Tipos de borda:

Borda reta:

O tampo também pode ter os dois lados no comprimento cortados em ângulo reto (90°), inclinado ou pode apresentar só um lado reto e outro com detalhe natural em casca ou orgânico. 

 

Casca para cima:

Posicionar a borda em casca voltada para cima evidencia o desenho e a textura naturais da borda. Pode diminuir a área útil do tampo, principalmente no caso das cascas mais inclinadas. 

 

Casca para baixo:

A opção da borda com o inclinado da casca voltado para baixo apresenta a vantagem de se aumentar a área útil do tampo, o que pode ser interessante para as larguras mais estreitas. 

 

Borda orgânica:

A borda com orgânico é encontrada em pranchas estreitas, por isso é mais utilizada em tampos de aparador. 

 

 

Tipos de tampo:

 

Lisa:

 Um produto natural, são admissíveis dentro dessa categoria pequenos furos e fissuras.

 

Fenda:

As fendas são o resultado da movimentação das fibras da madeira durante seu processo de secagem ou devido à queda da árvore. Uma vez estáveis, as fendas não tendem a abrir mais significativamente. Ainda assim esses tampos são travados com barra chata em suas faces inferiores.

 

Orgânico:

Os orgânicos da madeira são originários principalmente do apodrecimento do cerne da árvore. Quando a madeira é limpa, lixada e tratada, as cicatrizes da história da árvore se transformam em ricos detalhes de design natural.